sábado, 18 de junho de 2011

bons teacher

Taí uma profissao que eu dou valor: ensinar. Professor é uma coisa linda. Sao as pessoas que tentam botar alguma ordem nesse país mtas vezes ganhando só 930 reais por isso e nem indo esfregar esse contra-cheque na cara dos políticos consegue uma melhora pra classe.

Além disso existe algo de fascinante em observar a tia da escola respirar fundo pra nao chutar a cara do moleque que nao quer devolver o giz de cera do coleguinha. Pq se fosse eu chutava e ainda torava o giz no meio depois.

Lidar com crianças é mto dificil, lidar com adolescentes é mais dificil ainda, mas eu acho que na verdade o problema é que é dificil lidar com ALUNOS em geral.

Aluno é a imagem do cão, nao adianta vc torcer o nariz agr enquanto lê isso e dizer que "naaao, magina, eu sempre fui uma aluna boa ou um aluno de ouro" ô mano, calaboca que todo mundo nessa vida já caçoou de algum professor. Pelo menos UMA VEZINHA na sua vida miseravel vc ja fez isso. Eu sei. Vc sabe. O professor de quem vc caçoou que faz terapia até hj por conta disso sabe mais ainda.

Acho que é por isso que tem tanto professor que curte fama de carrasco na universidade. Claro que ainda nao tive muitos, boa parte sao historias que ouço, mas é isso. Faz sentido. Se eu fosse professora primeiro que eu ia ter mania de perseguiçao né. Td ia achar que aquela risadinha ao fundo era aluna tirando sarro da minha roupa, do meu cabelo. Qualquer bilhetinho ja ia achar que era fofoca sobre mim e msmo nao sendo acho que eu tomava o bilhete e lia na frente da sala de aula todinha só pra botar um medinho. E tambem pra justificar minha provável impopularidade e fazer jus a fama que eu provavelmente teria de ser uma vaca total.

Daí deve ter mta gente que segue essa carreira achando que tem que cultivar uma certa maneira de lidar com aluno. Sendo grosseira mesmo, cagando pras boas maneiras, gritando, fazendo careta, enrrolando e etc. E no final se achando mto certo, mto correto. Ja tive desses professores no ensino medio tbm, do tipo ta td mto bom, bom, ta tb mto bem, bem, mas eu rrrrrrealmente quero te dar um belo dum zero, meu amg.

A sorte de se fazer arquitetura pelo menos é essa. Vc segue uma cartilha de trabalhos interminaveis mas no final ngm tira sua media e seu IRA geralmente acima de oito.

E assim a vida segue e os professores mudam todo semestre. Essa rapidez impede as vezes que a gente firme laços com os docentes, mas taí uma coisa que eu acho super saudável.

Minha vida escolar foi quase toda no Neves e dali eu tiro vários professores que nao só me ensinaram a escrever um texto decente; que nao só tentaram me ensinar química (em vão). Ali eu encontro educadores. Gente que mudou a minha vida. Gente que se importava que as vezes eu chegava só a merda de manhã cedinho no colégio efazia questão de perguntar "o que foi, gabi, aconteceu alguma coisa?" E mesmo que eu respondesse "nao nada" a pessoa chegava no outro dia perguntando se eu ja tava melhor.

Vc sai do ensino medio com todo mundo dizendo a msma coisa: que na universidade é cada um por si e vc que dê seus pulo. Aí vc encontra um educador do mesmo naipe desses que vc teve na sua epoca de colegio e fica maravilhada como eu fiquei.

Eu tive essa surpresa com arquitetura. De ter professor que chega em vc enquanto vc ta se descabelando por conta de uma fossa braba e tenta te animar e ele nem é seu professor daquele semestre. Professor que te sacode pelos ombros e faz "acorda, minha filha, vc é boa nisso ou naquilo". Gente que ta começando agora e ta com a corda toda pra ensinar e gente que viveu três vidas de tao experiente e nao se deixa abater pelas dificuldades da profissao. Nao se deixa amargar, nunca. Cai e levanta? Sempre.

Aí eu tenho que me emocionar e nesse fim de semestre torcer pra pagar o maximo de materias que eu puder com educadores assim. Pq eles nao tao só me ensinando a ser arquiteta; nao tao só me ensinando a ser urbanista. Eles tao me ensinando a ser gente. E no final das contas é isso que importa.

2 comentários:

  1. nada como ter professor que é amigo e acredita no aluno né? mesmo sendo um aluno não tão aluno (eu).

    o segundo parágrafo é a minha cara. mas quando eu era criança, tinha o sonho de ser professora.

    eiei olha isso:
    http://www.umanosemzara.blogspot.com/
    :D

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiiiiiiii Gabi :( Meu veio todo um flashback na cabeça, me lembrando do passado, dos antigos professores. Ainda bem que na faculdade tenho tido otimo professores, que realmente se preocupam com a gente, apesar de que as vezes "a gente" não ser tão otimos com eles.. kkkkk ADOREI A POSTAGEM

    ResponderExcluir